Uma das operações que tem maior expressão no custo é a colheita da cana-de-açúcar.
Nesta podemos destacar alguns itens que puxam os seus valores que certamente impactará seus lucros se não geridas.

Com isso, hoje apresentamos um ranking das principais despesas dessa operação e algumas estratégias para driblar esse custo.
Índice de Conteúdo (clique e vá direto ao assunto que procura)
- 1. Como é Calculado o Custo Total no Cultivo da Cana
- 2. Peso da Colheita da Cana-de-Açúcar sob os Custos
- 3. Estratégias para a Redução do Custo da Colheita da Cana-de-Açúcar
- Conclusão
- Falar com um analista CHBAGRO
Como é Calculado o Custo Total no Cultivo da Cana
De uma forma sucinta e gradual vamos começar pelo Custo Operacional Efetivo (COE), que consiste nas despesas anuais com insumos, operações de máquinas, veículos e equipamentos, despesas com mão de obra, encargos sociais e empreitas relacionadas com as operações de preparo do solo, plantio, tratos culturais da cana planta, tratos culturais da cana soca e colheita.
Já o Custo Operacional Total (COT) é o anterior acrescido de dos juros de custeio, contribuição a seguridade social e as depreciações das máquinas, veículos e equipamentos.
E, por fim, o Custo Total (CT) é o COT somado à remuneração da terra e do capital empregado.
Peso da Colheita da Cana-de-Açúcar sob os Custos
Os principais itens que compõem o COE na cana podemos dizer que são o serviço mecanizado de colheita, os fertilizantes, o serviço mecanizado de plantio, as mudas para o plantio, os inseticidas e os herbicidas.
Fazendo uma subdivisão nas fases de cultivos podemos estabelecer 3 vertentes:
- Preparo do solo e plantio;
- Tratos culturais (cana planta e soca);
- Colheita da cana-de-açúcar.
Segundo estudos, vinculando as fases de cultivos citados acima, relata-se que a colheita representa cerca de 35% do custo total de produção, e 15% aproximadamente para os dois restantes (formação do canavial e tratos soca/planta) de forma individualizada.

Fonte: Adaptado de ResearchGate. Representatividade da operação de colheita sob o custo de produção da cana-de-açúcar.
Estratégias para a Redução do Custo da Colheita da Cana-de-Açúcar
Sabendo da importância operacional e econômica, podemos dizer que a colheita é a operação de maior valor agregado e a mais onerosa do processo produtivo devido à alta demanda energética.
Neste aspecto, é citado por muitos que o que mais acarreta os altos gastos da colheita é o combustível. Seguido do maquinário, Corte, Transbordo e Transporte (CTT) e mão de obra.
Combustível e Maquinário
Devido a grande capacidade operacional e a proibição da queima da cana, a colheita mecânica é a empregada por um grande número de produtores canavieiros.
Relata-se que o consumo de combustível varia entre 30L/h a 60L/h por colhedora, podendo ocorrer variações referentes aos tópicos que exemplifico a seguir.
Regulagem e a utilização correta da colhedora garantem redução no consumo de combustível.
Alguns estudos relatam que a baixa rotação do motor de trabalho diminui consideravelmente o consumo de combustível, sendo uma estratégia empregada em canaviais de baixa produtividade.
O espaçamento entre fileira também influência no gasto de combustível, pois tem relação direta com o fluxo de cana colhida.
Trabalhar com a velocidade de colheita adequada em função do porte do canavial e mecanismos de corte basal com o controle automático da altura auxilia na fluidez do deslocamento da colhedora, reduzindo o consumo energético.
E dependendo das condições de clima ao longo do dia deve-se ajustar a rotação de trabalho do extrator primário, sendo que com o passar das horas do dia a condição tende a ficar mais seca, o que facilita e permite manter a qualidade da operação mesmo sob rotação inferior.
Outro item importante quando estamos falando de maquinário é a depreciação que pode representar cerca de 16% do custo/hora de uma colhedora de cana-de-açúcar.
Sabemos que cada produtor tem uma realidade específica, mas em alguns casos fazemos a análise comparativa do custo da operação própria (combustível, lubrificantes, reparo/manutenção, mão de obra, depreciação, seguro e juros) versus o preço do serviço contratado.
Neste caso, uma alternativa pode ser a contratação coletiva de serviços de mecanização da colheita da cana-de-açúcar, funcionando como uma tática econômica.
Corte, Transbordo e Transporte (CTT)
O CTT pode expressar cerca de 15% do custo de produção da cana, assunto esse que intriga muitos os produtores por seu valor e por afetar a qualidade da soqueira.

Fonte: CNA
Uma estratégia adotada para a redução dos custos no transporte é uma boa gestão de frotas, utilizando um software agrícola como o CHBAGRO que permita a coleta de dados e alimentação do sistema conseguindo assim mostrar os gastos relativos de cada máquina.

Realizando essa gestão à logística da cana picada, que passa pelo carregamento e descarregamento nos caminhões para o transporte, ou em unidades de transbordo acopladas a tratores, torna-se mais eficiente e dinâmica.
Uma das alternativas encontradas para também reduzir o custo de CTT é aumentar a produtividade das áreas mais próximas à indústria, desta maneira estamos associado fatores como deslocamento, volume produzido e eficiência energética do maquinário.
Carregamento e transporte da cana para a usina, sendo realizadas por unidades transportadoras compostas de cavalo mecânico, carretas e caminhões.
Mão de Obra
Uma mão de obra especializada e profissionalizada faz total diferença no sucesso da operação.
E na colheita da cana-de-açúcar esse tópico não é diferente, exige pessoas treinadas e especializadas para a agilidade da operação e eficiência do processo.
Quando estamos falando de mão de obra, fatores como a disponibilidade e a confiabilidade nos prestadores de serviços são exigências para conseguirmos a otimização da utilização da frota de máquinas e implementos existentes.
Desta maneira investimentos nesse seguimento interferem na operacionalidade da colheita mas que também devem ser estudados para que consigamos atingir os objetivos traçados.
Conclusão
Quando estamos inseridos em um sistema produtivo o custo pode ser visto como um agravante.
Desta maneira, hoje elencamos os principais itens que puxam seu custos com colheita da cana-de-açúcar, tais como combustível, maquinário, CTT e mão de obra.
Mostramos estratégias para driblar e reduzir esses custo, sempre tendo em vista uma produtividade de qualidade e volumosa.
E por fim, nota-se que para redução de custo a gestão é uma das melhores ferramentas para o sucesso.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.