A gestão da frota e dos implementos agrícolas da fazenda é de suma importância para a redução de custos e otimização das operações em campo.
Conheça, neste artigo, como reduzir sua frota agrícola e ser mais eficiente nas operações do dia a dia!
Levantamento dos dados da frota e implementos agrícolas
O primeiro passo àqueles que querem gerenciar melhor sua frota de máquinas, automóveis e implementos agrícolas dentro da fazenda é realizar o levantamento e contabilização de tudo que opera dentro da empresa agrícola.
A maioria dos produtores não conhece e nem registra os custos operacionais de seus maquinários, e todos sabemos que se não contabilizarmos nada é impossível tentar otimizar nossa frota.
Levantar todos os equipamentos e anotar seus custos operacionais e rendimentos em campo irá fornecer muitas informações úteis aos gestores para analisarem e tomarem decisões com base em objetivos e metas traçados pela empresa.
Software CHBAGRO
A criação e desenvolvimento de planilhas eletrônicas para armazenamento de dados da frota e dos implementos agrícolas não é tão simples.
Alguns produtores até se arriscam a criar suas próprias planilhas, porém ainda há muita dificuldade na geração de relatórios personalizados para análise e melhorias dentro da propriedade.
O software CHBAGRO já vem pronto e é bem simples utilizá-lo. Por meio dele é possível realizar o controle e gerenciamento de todas as operações de campo das fazendas.
A gestão da propriedade deve iniciar pelos custos gastos dentro de cada talhão, bem como com cada maquinário e cada implemento agrícola.
Como reduzir a frota e ainda assim otimizar minhas operações em campo?
A resposta é simples! Analisando relatórios e dados da sua própria área e de seus equipamentos. Com essas informações em mãos fica mais fácil tomar decisões mais assertivas e eficientes.
Com o auxílio do CHBAGRO você consegue registrar todos os controles da frota e implementos agrícolas da sua empresa rural.
É possível ter relatórios personalizados com custos de manutenção, abastecimento, serviços periódicos, paradas e notas fiscais de cada equipamento.
Dentro do CHBAGRO é possível cadastrar:
- Combustível gasto em cada máquina;
- Postos;
- Comboio;
- Oficinas;
- Veículos;
- Acessórios;
- Serviços;
- Paradas;
- Manutenções;
- Notas Fiscais.
Importância de realizar as manutenções preventivas
As manutenções preventivas são vitais para que os cronogramas planejados das operações sejam respeitados.
Atualmente, devido às curtas janelas de semeadura e colheita, a parada destas máquinas e implementos agrícolas no meio da operação por falta de manutenções é inaceitável.
Nas fazendas com número reduzido de máquinas e implementos agrícolas é comum encontrar a gestão da frota sendo feita somente de cabeça pelo proprietário, ou em papeizinhos armazenados no bolso da frente da sua camisa.
As anotações funcionam até certo ponto. Quando o número de máquinas é grande, fica muito complicado realizar e lembrar de todas as revisões e manutenções de cabeça.
Um planejamento que informe, semanalmente, quais máquinas necessitam de manutenção ou substituição de peças pode otimizar o dia a dia no campo.
A escolha das máquinas com menores custos operacionais e maiores rendimentos já é simples de ser visualizada com a utilização de softwares dedicados, como o CHBAGRO.
Como analisar os relatórios da frota e tomar melhores decisões
Uma vez que os gestores conhecem os custos, bem como os rendimentos operacionais de cada equipamento, é possível selecionar os tratores, caminhões ou implementos com piores rendimentos operacionais e tentar substituir por outros mais eficientes.
Analisando os relatórios é possível entender qual fatia dos custos representa cada processo dentro da frota e, por exemplo, se o objetivo da empresa é redução de custos com combustível, é possível selecionar máquinas mais eficientes e melhores dimensionadas para cada operação.
Nem sempre os maiores tratores são os melhores dentro da fazenda para todas as operações, às vezes os maiores equipamentos acarretam também em maiores custos com reparos e manutenções, depreciações e seguro.
Máquinas e implementos agrícolas bem dimensionados, por outro lado, consomem menos combustível, possuem menores custos operacionais e são mais indicados de acordo com cada operação a ser realizada na propriedade rural.
Com dados em mãos, deve-se analisar os motivos dos baixos rendimentos operacionais.
Se for, por exemplo, a baixa capacidade da revenda local fornecer peças de reposição ou serviço ineficiente de pós-venda, deve-se selecionar outros modelos que não sofram com tais questões na sua região.
Dessa forma, é possível reduzir a frota da fazenda e ainda ser mais eficiente no dia a dia das operações.
Otimização da Frota
Trabalhar mais com menos equipamentos é o sonho de qualquer gestor de frota, e com um software dedicado como o CHBAGRO esse sonho pode se tornar realidade.
Relatórios, como apuração do custo por veículos envolvendo abastecimentos, manutenções periódicas, serviços, média de consumo por veículo, planos de manutenção, garantias e controle de lubrificação podem ser analisados dentro do software.
Cada fazenda deve traçar suas metas e objetivos futuros e analisar os relatórios gerados ao longo do ano para adequar máquinas e implementos agrícolas que irão auxiliar a atingir mais rapidamente os resultados desejados.
Pode ser realizada a seleção de máquinas e aquisição de equipamentos das mesmas marcas que a fazenda já possui e que apresentam ótimos rendimentos operacionais.
Além disso, equipamentos que custam mais caro com manutenções e quebram mais em operação deve ser vendidos e substituídos.
É difícil citar marcas melhores de tratores e implementos agrícolas, cada fazenda tem suas peculiaridades e os dados dos equipamentos podem mudar, dependendo dos operadores, tipos de solo, ou condições de campo.
Por isso, cada fazenda deve realizar o seu dever de casa dentro da porteira, muitas vezes a mesma máquina funciona bem em uma região e não tão bem em outra.
Conclusão
Com o registro dos dados operacionais em mãos, a gestão da frota e implementos agrícolas da fazenda fica mais assertiva e facilitada.
Com relatórios gerados, as análises param de ser empíricas e baseadas nos "achismos" para recomendações reais de cada fazenda.
Os softwares agrícolas auxiliam muito na gestão dos processos dentro da propriedades e devem ser implementados para busca de melhores resultados.
A otimização da frota, que inclui redução de custos e seleção de melhores equipamentos para cada operação, deve ser realizada e avaliada a cada seis ou doze meses nas fazendas.
E a seleção dos equipamentos deve sempre ser baseada nos objetivos e metas de cada gestor ou dono da propriedade.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.